Visita de universitários a lar de idosos procurou mostrar aos mais novos o lado mais solidário e humanitário da cidade onde vão viver nos próximos anos
Visita de universitários a lar de idosos procurou mostrar aos mais novos o lado mais solidário e humanitário da cidade onde vão viver nos próximos anosCom o objetivo de permitir aos novos alunos da Universidade da Beira Interior um contacto com a comunidade local numa ótica mais filantrópica, teve lugar uma visita ao lar da Santa Casa da Misericórdia local, momento durante o qual, os alunos animaram e conversaram com os mais velhos.

Eles adoram a nossa companhia e nós também gostamos muito. Eu estava a falar ali com uma senhora, a alice, que esteve a contar sobre o facto de ter estado em Lisboa no dia 25 de abril, quando se deu a revolução. Ou seja, é fantástico conhecer alguém que estava vivo num dos momentos mais marcantes do país, disse Duarte Ramos, aluno de Ciências da Comunicação, em declarações aos serviços de comunicação da instituição.

a visita sensibilizou Vasco Lanzinha para a importância de um contacto intergeracional mais próximo. É uma boa experiência. acho que mais pessoas deveriam experimentar vir aqui ajudar, porque se pode aprender muito com eles. Nós aprendemos com o passado e quem é melhor para nos relembrar e nos explicar coisas que aconteceram do que as pessoas que as viveram?, interrogou o aluno de Engenharia Industrial.

a visita ao lar inseriu-se no programa da Semana da Integração Solidária, que chegou ao fim no último sábado, 6 de outubro, depois de ter arrancado no início do mês, sob organização da associação de Jovens para a ação Solidária (aJaS) e associação académica da Universidade da Beira Interior (aaUBI).

De acordo com Catarina Caldeira, diretora técnica da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, os alunos que desejarem continuar a fazer voluntariado na instituição, de uma forma continuada, podem manifestar essa intenção através do envio de uma mensagem para a página da organização no Facebook, ou ligar para o número 275 310 232.