Seminário dedicado ao património religioso vai reunir em Ourém diversos profissionais, que vão colocar em debate vários temas, que dizem respeito à «função da conservação na arte sacra»
Seminário dedicado ao património religioso vai reunir em Ourém diversos profissionais, que vão colocar em debate vários temas, que dizem respeito à «função da conservação na arte sacra»Os contributos pela superação da iliteracia religiosa empreendidos pelo serviço educativo e de animação do Consolata Museu, em Fátima, vão estar em análise durante o seminário Património religioso, que vai realizar-se no próximo dia 20 de outubro, sob o tema Preservar e comunicar a identidade local.

a iniciativa terá lugar no auditório do edifício-sede do município de Ourém, entre as 10h00 e as 16h00. O encontro será também uma ocasião para abordar a requalificação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e para tecer um olhar para o património no contexto da educação cívica e religiosa.

Do seminário faz ainda parte uma visita interpretativa à igreja da antiga colegiada de Ourém. Os diversos temas em análise serão abordados por profissionais como Gonçalo Cardoso, diretor do Consolata Museu, Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, e Sónia Vazão, membro do Departamento do Património Cultural da diocese de Leiria-Fátima.

as pessoas interessadas em participar devem manifestar essa intenção através do envio de um email para o endereço eletrónico museu@cm. ourem.pt, até à próxima sexta-feira, 12 de outubro.

O seminário insere-se nas Comemorações do ano Europeu do Património Cultural e do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. O encontro é organizado, de forma conjunta, pelo Município de Ourém, Consolata Museu | arte Sacra e Etnologia e Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.