Em 90 minutos, vários voluntários recolheram 280 quilos de lixo de uma praia do norte de Portugal. Grande parte dos resí­duos foram depositados desde a última ação de limpeza, ocorrida há cerca de 15 dias
Em 90 minutos, vários voluntários recolheram 280 quilos de lixo de uma praia do norte de Portugal. Grande parte dos resí­duos foram depositados desde a última ação de limpeza, ocorrida há cerca de 15 diasUm grupo de cidadãos recolheu do areal da Praia do Castelo de Queijo, no Porto, beatas de cigarro, maços de tabaco e garrafas de plástico, e deu conta de uma maior percentagem de lixo na zona rochosa da praia, em relação ao cenário encontrado o ano passado, tendo-se verificado uma acumulação de resíduos de longa data, como redes de pesca, garrafas de vidro, garrafões, sapatilhas, bóias, entre outros.
a ação de limpeza foi levada a cabo no passado sábado, 6 de outubro. Depois de em 2017 a iniciativa ter permitido recolher aproximadamente 360 quilos de lixo, este ano foram recolhidos 280 quilos. Os organizadores da ação recordam que as praias portuenses são sempre limpas pelas entidades competentes no final da época balnear, assinalado no passado dia 15 de setembro, o que revela que a maior parte do lixo recolhido no areal foi depositado depois desta altura.
De acordo com Rui Ferreira, diretor-geral do Sea Life Porto, um espaço dedicado à ciência marinha, este é um fenómeno alarmante. Por vezes, o lixo que encontramos depositado nas praias é trazido pela ondulação do mar, provocada pelo vento e pelas tempestades. No entanto, nas últimas semanas a maré tem estado bastante calma, pelo que o lixo acumulado resulta maioritariamente de detritos depositados em terra, alertou o responsável.
Rui Ferreira salienta que o cenário encontrado na praia portuense é demonstrativo de todo um trabalho de sensibilização e alerta que ainda há a fazer. as mentalidades já começam a mudar, há uma grande adesão de participantes em ações deste tipo. No entanto, há ainda uma percentagem muito elevada de pessoas que não estão sensibilizadas para estas questões urgentes, que são de cariz cívico, frisou o responsável. a iniciativa de limpeza de praia anual é promovida pelo Sea Life Porto, em parceria com o CIIMaR e a Águas do Porto.