a catalogação dos resí­duos presentes no areal servirá para realizar estudos nacionais e internacionais sobre a permanência de lixo marinho nas costas nacionais e estrangeiras
a catalogação dos resí­duos presentes no areal servirá para realizar estudos nacionais e internacionais sobre a permanência de lixo marinho nas costas nacionais e estrangeirasOs alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo de Santa Luzia, em Tavira, lançaram-se na limpeza da Praia do Barril. a ação envolveu uma abordagem à problemática do lixo marinho, suas origens e impactos, nomeadamente na saúde do meio marinho, no quotidiano das populações residentes e na economia local, referem os serviços de comunicação do Centro Ciência Viva de Tavira.
Munidos de luvas protetoras, sacos de recolha de lixo e fichas de registo e catalogação, as crianças colocaram mãos à obra, percorrendo uma parcela da Praia do Barril em busca de todo o lixo visível. Outro dos objetivos desta ação passa por recolher informação sobre quantidades e tipos de lixo encontrados, bem como a sua sazonalidade.
Os dados reunidos serão posteriormente entregues às entidades competentes, de forma a serem incorporados em análises e estudos de âmbito nacional e além-fronteiras sobre a permanência de lixo marinho nas costas portuguesas e europeias.
através desta iniciativa, os seus promotores pretendem promover atos de civismo ambiental, verdadeiros eventos de ciência cidadã, alertar para a necessidade de preservação do meio marinho e para a importância de hábitos de consumo sustentáveis, tendo também em vista a redução das toneladas de lixo produzidas diariamente. a ação de limpeza decorreu no âmbito do projeto a minha praia, coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, e teve lugar no passado dia 28 de setembro.