Especialista em livros franciscanos prepara-se para comentar exposição que traça «Olhares sobre a Livraria do Convento da arrábida»
Especialista em livros franciscanos prepara-se para comentar exposição que traça «Olhares sobre a Livraria do Convento da arrábida»Hermínio araújo, religioso franciscano especialista em livros da congregação, vai dinamizar uma visita guiada à exposição Olhares sobre a livraria do Convento da arrábida. a mostra encontra-se patente no Museu do Oriente, em Lisboa, e a visita está agendada para a próxima sexta-feira, 5 de outubro, e terá início pelas 17h00.com o lema Flores mais belas da livraria do Convento da arrábida, a visita comentada tem uma duração estimada de 90 minutos, assume carácter gratuito, estando limitada à participação de 25 pessoas, de acordo com a ordem de chegada.
a livraria do Convento da arrábida era uma verdadeira biblioteca de estudo e aprofundamento de conhecimentos transdisciplinares, composta por 2. 865 volumes, desconhecidos do grande público até ao presente, referem os responsáveis pelo Museu do Oriente, em comunicado, adiantando que a livraria era também uma verdadeira biblioteca de estudo, de aprofundamento de conhecimentos interdisciplinares, patente nos seus livros, marcas de uso, anotações manuscritas e na existência de livros proibidos e raros.
Segundo o texto de entrada da exposição, a transdisciplinariedade do saber patente na livraria traduz-se em obras dos santos padres, de teologia dogmática e moral, mas também de filósofos e historiadores gregos e latinos, teólogos e místicos medievais, humanistas nacionais e estrangeiros, de ciência, história militar e botânica. a exposição Olhares sobre a livraria do Convento da arrábida pode ser conhecida até ao próximo dia 28 de outubro.