Reitor do Santuário de Fátima acredita que os jovens podem aprender a «apoiar-se mutuamente» e a manifestar «compaixão», a partir do exemplo dos pastorinhos. Carlos Cabecinhas encontra-se em Loreto, a participar num seminário sobre jovens e peregrinações
Reitor do Santuário de Fátima acredita que os jovens podem aprender a «apoiar-se mutuamente» e a manifestar «compaixão», a partir do exemplo dos pastorinhos. Carlos Cabecinhas encontra-se em Loreto, a participar num seminário sobre jovens e peregrinaçõesOs jovens estão no centro da vida, realçou Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, a propósito da 15a assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que inicia na próxima quarta-feira, 3 de outubro, no Vaticano, sob o tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional, e que se prolonga até ao próximo dia 28.
a propósito deste segmento da população, o responsável lembrou que uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima estará presente na Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá no próximo mês de janeiro, no Panamá, onde vão estar milhares de jovens de todo o mundo. São eventos eclesiais importantes que justificam o facto de tratarmos de jovens e, no nosso caso, de jovens e peregrinações, disse Carlos Cabecinhas, no seminário formativo Giovani e pellegrinaggio, que está a decorrer em Loreto, Itália, até ao próximo dia 3 de outubro.
O responsável acredita que a Mensagem de Fátima poderá falar eficazmente aos jovens de hoje, uma vez que se trata de uma mensagem que não se afasta do que é secundário na vida de fé, mas concentra a sua atenção naquilo que é fundamental na fé cristã; uma mensagem que extrai a sua relevância da mensagem do Evangelho, alimenta-a e conduz a ela; uma mensagem capaz de levar a uma forte experiência de Deus através de Maria.
Carlos Cabecinhas demonstrou em Itália que o exemplo de Maria constitui uma proteção nas dificuldades e dramas da vida, sendo um abrigo para os jovens, nas suas dificuldades e dúvidas, nas suas inseguranças e medos. É um refúgio que reforça os sonhos e um apoio que ajuda a assumir a responsabilidade pela própria vida e pela direção em que alguém caminha, disse o religioso, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Carlos Cabecinhas não deixou de realçar e presença habitual do jovens na Cova da Iria. Se é verdade que muitos jovens se afastam de uma vida inserida na comunidade paroquial, não é menos verdade que não pararam de procurar um caminho espiritual que os estimule, fortes experiências de encontro com Deus que os possam motivar e guiar.como lugar de forte experiência de Deus, o santuário oferece a todos que peregrinam a possibilidade de realizar essa experiência através de Maria.
O reitor do templo mariano acredita que os jovens não perderam o interesse pela fé, expressam antes, muitas vezes, uma insatisfação com as formas com as quais, nas nossas comunidades, vivemos e manifestamos essa fé. Nesse sentido, Carlos Cabecinhas acredita que a experiência de um lugar como um santuário os atraia.
O reitor do santuário reiterou a responsabilidade do templo em criar as condições para uma forte experiência de fé e encontro com Deus que possa então voltar a ligar os jovens às suas comunidades de origem. a este propósito, o religioso deu conta das iniciativas que o Santuário de Fátima realiza para jovens, de que é exemplo o Projeto Sete ou a Casa do Jovem, e que foram concebidas para tornar cada jovem protagonista exortando-o a fazer seu caminho de fé guiado por Maria.
Carlos Cabecinhas acredita que através do exemplo dos três pastorinhos, os mais novos têm a possibilidade de aprender a solidariedade em bondade e compaixão. Hoje, os jovens muitas vezes vivem em profundo isolamento e solidão, apesar de muita tecnologia e redes sociais, que dão a ilusão de estar em relação e ter muitos amigos, disse o responsável, sublinhando que com a história de vida dos videntes de Fátima, os jovens aprendem a apoiar-se mutuamente.