O espaço destina-se a jovens que viveram em lares da Santa Casa, e está concebido para permitir a autonomização dos seus utilizadores
O espaço destina-se a jovens que viveram em lares da Santa Casa, e está concebido para permitir a autonomização dos seus utilizadoresMais um espaço de acolhimento para jovens provenientes de lares da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) foi inaugurado em São Domingos de Benfica, Lisboa. O novo espaço é designado como residência de autonomização, e proporciona todas as condições para que os seus beneficiários desenvolvam aptidões para uma vida autónoma, explicam os serviços de comunicação da SCML.

a casa de transição para jovens tem a capacidade para receber três pessoas. O apartamento é igual a tantos outros na cidade, e encontra-se totalmente equipado e pronto a receber os moradores. antónio Santinha, diretor da Unidade de apoio à autonomização da SCML, esclarece que estes espaços são trabalhados para que sejam o mais próximo possível de uma casa de habituação considerada normal para grande parte da população.

O recheio da habitação é um exemplo da reutilização de materiais das mobílias, aproveitadas das obras de remodelação do apartamento. No exterior, existe um pequeno pátio. Por sua vez, cada quarto conta com uma cama, secretária, mesa-de-cabeceira, tapetes e cortinados nas janelas. antónio Santinha justifica a importância das diferentes divisões e mobílias. a ideia é que existem espaços dedicados aos estudos, ao lazer, às conversas e às tarefas diárias. Eles são uma família e como família tudo é feito em conjunto, disse o responsável.

antónio destaca que é fundamental garantir aos beneficiários uma vida o mais próximo possível daquela que grande parte das pessoas tem em casa, com a sua família. O objetivo é criar condições essenciais para um futuro gratificante, frisa. a nova casa de transição da SCML foi inaugurada na última sexta-feira, 28 de setembro. além deste novo espaço, fazem parte da Unidade de apoio à autonomização da SCML mais 16 apartamentos, cinco dos quais para jovens com dificuldades cognitivas e dois em autonomia apoiada.