Iniciativa organizada pelo Vaticano vai ser uma ocasião para percorrer «quilómetros e quilómetros de subterrâneos», chegando-se a uma «profundidade de 30 metros»
Iniciativa organizada pelo Vaticano vai ser uma ocasião para percorrer «quilómetros e quilómetros de subterrâneos», chegando-se a uma «profundidade de 30 metros» a cidade de Roma, em Itália, vai receber a 13 de outubro o primeiro Dia das Catacumbas. a data será assinalada com a abertura gratuita ao público de 12 espaços, dinamização de visitas guiadas para adultos, atividades para crianças, jovens e invisuais, uma mesa redonda, uma exposição e dois momentos dedicados à música.
De acordo com os serviços de comunicação do Vaticano, existem mais de 100 catacumbas em Itália, sendo que entre 80 a 90 se encontram na capital do país, recebendo poucas visitas na atualidade. Gianfranco Ravasi, cardeal italiano e presidente do Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, destaca que a visita às catacumbas é sempre emocionante, uma vez que se entra no interior de uma verdadeira cidade subterrânea.
O responsável salienta que a visita às catacumbas é uma experiência de interioridade física, porque às vezes são quilómetros e quilómetros de subterrâneos também emocionantes, porque as áreas estão muito articuladas e por vezes inclusive por pisos diferentes, chegando-se a uma profundidade de 30 metros.
Gianfranco Ravasi caracteriza estes espaços como lugares de fé, de esperança na ressurreição, e também artísticos, no sentido em que assumem uma dimensão fascinante porque os frescos que povoam as catacumbas são às vezes de uma beleza extraordinária.
as principais catacumbas são as de São Callisto, São Sebastiano, Domitilla e Priscilla. Mas há muitas outras que, por ocasião do Dia das Catacumbas, estarão abertas ao público, de tal maneira que se podem ver por vezes surpresas do ponto de vista da arte, das imagens, realça o cardeal, citado pelos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. O Dia das Catacumbas é organizado pelos membros da Comissão Pontifícia de arqueologia Sacra, no âmbito do ano Europeu do Património.