Estudo mundial inédito mostra que os jovens portugueses que manifestam a sua fé católica online «interessam-se mais por organizações não lucrativas» e têm um «nível de educação muito elevado»
Estudo mundial inédito mostra que os jovens portugueses que manifestam a sua fé católica online «interessam-se mais por organizações não lucrativas» e têm um «nível de educação muito elevado»Os jovens portugueses presentes nas redes sociais e interessados em religião interessam-se mais por cultura e organizações não lucrativas, e detêm um nível de educação muito elevado, indica o Estudo mundial em social listening: De jovens que partilham a sua fé católica nas redes sociais e dos seus influenciadores.

O trabalho de investigação foi apresentado em Fátima por Jesús Colina, da rede global aleteia.org, na manhã desta sexta-feira, 28 de setembro, no âmbito das Jornadas Nacionais de Comunicação Social e das terceiras Jornadas Práticas de Comunicação Digital.

Segundo o relatório, quatro por cento dos jovens do mundo com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, interessam-se por temas religiosos cristãos. No caso dos jovens portugueses, são dez por cento a manifestar esse interesse através da Internet.

O estudo vem revelar que os jovens presentes nas redes sociais com interesse em religião detêm um nível de sucesso académico superior, são comprometidos com temas sociais e culturais, e gostam de se divertir nas redes sociais, à semelhança dos seus pares.

Nas redes sociais, estes jovens que expressam a sua fé católica, também demonstram interesse por videojogos, media, séries de TV, música e desporto. além disso, também se dedicam à partilha de marcas, comportamento que contribui para obter reconhecimento dos pares. a linguagem favorita deste segmento da população parece ser a do humor.

Do top ten dos jovens interessados em religião na Europa surge em primeiro lugar a Itália, com 700. 000 cristãos. Seguidamente encontra-se a Polónia, com 450. 000 cristãos, e depois a França com 300. 000 cristãos. Portugal surge em sétimo lugar, com 100. 000 cristãos a partilhar a sua fé católica online. O último lugar é ocupado pela Áustria, com 60. 000 cristãos que demonstram interesse por religião na Internet.

as Jornadas Nacionais de Comunicação Social e as terceiras Jornadas Práticas de Comunicação Digital estão a decorrer na Casa Domus Carmeli e chegam ao fim sexta-feira, 28 de setembro, depois de terem iniciado no dia anterior. O evento é organizado pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e pela Rede Mundial de Oração do Papa.