aqueles que se disponibilizarem para ajudar a limpar o areal de uma praia no norte de Portugal vão ter a oportunidade de visitar gratuitamente um oceanário com mais de 3. 000 criaturas marinhas
aqueles que se disponibilizarem para ajudar a limpar o areal de uma praia no norte de Portugal vão ter a oportunidade de visitar gratuitamente um oceanário com mais de 3. 000 criaturas marinhasDepois de no ano passado um largo grupo de cidadãos ter recolhido aproximadamente 360 quilos de lixo, entre sacos de plástico, maços de tabaco, tampas e garrafas, na Praia do Castelo de Queijo, no Porto, este ano, a iniciativa volta a repetir-se no próximo dia 6 de outubro, a partir das 10h15.

a limpeza de praia anual é já um evento marcante na agenda portuense. a verdade é que a procura tem crescido significativamente e achamos que, com a entrega e dedicação certa, conseguiremos o nosso objetivo de mobilizar 350 voluntários. até porque há uma sensibilização cada vez maior por parte da sociedade em relação ao problema urgente que é o depósito do lixo nos oceanos, refere Rui Ferreira, diretor-geral do Sea Life Porto, um espaço dedicado à ciência marinha.

a iniciativa terá início com intervenção de Luís Vieira, investigador auxiliar do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e ambiental (CIIMaR), que irá destacar a importância da recolha de lixo das praias. Seguidamente, os voluntários terão cerca de 90 minutos para recolher o lixo presente no areal e zona rochosa da Praia do Castelo do Queijo.

a ação de limpeza chegará ao fim com um lanche e uma visita gratuita ao Sea Life Porto, organismo que promove a iniciativa em parceria com o CIIMaR e a Águas do Porto. as pessoas interessadas em participar podem proceder à sua inscrição online.