ao longo de três dias, o Parque da Cidade do Porto vai receber cientistas e outros profissionais, que vão dinamizar diversas atividades que visam alertar e sensibilizar a população para a necessidade de adotar comportamentos sustentáveis
ao longo de três dias, o Parque da Cidade do Porto vai receber cientistas e outros profissionais, que vão dinamizar diversas atividades que visam alertar e sensibilizar a população para a necessidade de adotar comportamentos sustentáveisO aquaporto, o maior evento sobre água e ciência realizado em Portugal, vai repetir-se pelo quinto ano consecutivo, de 28 a 30 de setembro, no Parque da Cidade do Porto, junto ao Pavilhão da Água. Este ano, a iniciativa é especialmente dedicada às alterações climáticas, suas consequências e formas de atenuação, tendo como lema Pelo planeta, mãos à água, e constituindo-se ainda como uma forma de assinalar o Dia Nacional da Água, celebrado a 1 de outubro.
as atividades do aquaporto são dirigidas a pessoas de todas as idades e dão aos participantes a possibilidade de se envolverem em 130 experiências científicas, pedagógicas e lúdicas, proporcionadas por 55 parceiros, ao longo de um total de 25 horas de ciência divertida, aponta a organização. Estão ainda previstos momentos musicais e desportivos, teatro, dança, atividades radicais e jogos tradicionais.
através deste evento, os seus promotores pretendem levar à ação através da mudança de comportamentos diários, contribuindo para que cada vez mais crianças, jovens e adultos percebam que o planeta vive uma situação limite como resultado das alterações climáticas e que está na mão de todos agir e, assim, ajudar a inverter a situação.
a abordagem às alterações climáticas envolve também a defesa dos recursos hídricos, a preservação da biodiversidade, a promoção da eficiência energética e das energias renováveis, o incentivo à mobilidade sustentável, a dinamização da economia circular, a reutilização e reciclagem de resíduos,a adoção de estilos de vida sustentáveis e de comportamentos de baixa intensidade carbónica.
as atividades do aquaporto são possíveis graças a parcerias celebradas com instituições de ensino superior, centros de investigação e desenvolvimento, entidades governamentais, autarquias, entidades gestoras da água, centros de educação ambiental, fundações e associações e empresas de ciência e lazer. O evento é dinamizado por responsáveis da Câmara Municipal do Porto, através da Águas do Porto e em parceria com a PortoLazer. a participação é gratuita.