Cidadãos enlutados vão contar com o apoio de uma psicóloga e de um sacerdote, além de poderem estar em contacto com pessoas que também sofrem com a perda de alguém querido
Cidadãos enlutados vão contar com o apoio de uma psicóloga e de um sacerdote, além de poderem estar em contacto com pessoas que também sofrem com a perda de alguém querido a pensar nas pessoas que vivem enlutadas, vão realizar-se dois retiros no norte de Portugal. O primeiro acontece já de 26 a 28 de outubro, e o segundo de 8 a 10 de março. a organizar esta iniciativa estão os membros do Departamento da Pastoral da Saúde da arquidiocese de Braga. Os promotores dos encontros frisam que o luto é um tempo para viver, mesmo que muitas vezes destrua sonhos, famílias e saúde. Segundo os organizares dos retiros, a fé constitui um dos elementos da esperança de sobrevivência a um luto.
Nesse sentido, no decorrer destes encontros, os participantes contarão com a ajuda de um padre e de uma psicóloga, que irão ajudar, à luz da fé, as pessoas enlutadas a entenderem-se e a ressuscitarem. além disso, os retiros serão uma ocasião para abordar questões como – “Fazer o luto é esquecer? Com o tempo passa? Sentir-se zangado e abandonado por Deus é normal? Sentir culpa é normal? ou É possível falar com os mortos?”.
Os elementos da Pastoral da Saúde adiantam que este organismo visa ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho. Sabemos que muitas vezes o luto “fecha” as pessoas na sua dor, na sua casa. Por isso, pedimos que seja missionário/a desta notícia a essa pessoa que conhece e que está em luto. Incentive-a, ajude-a, inscreva-a, acompanhe-a, se necessário, apelam os membros do organismo, citados pelos serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.
as pessoas interessadas em participar no primeiro retiro devem proceder à sua inscrição até ao próximo dia 8 de outubro, manifestando essa intenção através do endereço eletrónico pastoral. saude@arquidiocese-braga.pt ou do contacto telefónico 253 203 180. ambos os retiros terão lugar no Hotel João Paulo II, no Centro apostólico do Sameiro.