O autor das 50 fotografias que dão forma a esta exposição espera que os seus registos contribuam para que a população consiga ver os tubarões «sob uma nova perspetiva»
O autor das 50 fotografias que dão forma a esta exposição espera que os seus registos contribuam para que a população consiga ver os tubarões «sob uma nova perspetiva»Depois de ter chegado a mais de 450 mil pessoas nos Estados Unidos da américa (EUa), a exposição Sharks, uma missão de Brian Skerry está pela primeira vez na Europa, podendo ser conhecida no átrio do Oceanário de Lisboa até ao próximo dia 6 de janeiro. a mostra é considerada uma das mais simbólicas da National Geographic e foi concebida com o objetivo de consciencializar a população para o perigo de extinção dos tubarões.

a exposição é única e reúne registos de Brian Skerry, fotógrafo e fotojornalista especializado em vida marinha e ambientes subaquáticos, que através dos seus trabalhos pretende mostrar uma nova perspetiva sobre estes predadores do oceano, para que os visitantes percebam a importância da sua proteção. Este é um projeto que nos ensina a apreciar os tubarões em vez de os temer, indicam os serviços de comunicação do Oceanário de Lisboa.

Brian Skerry espera que as suas fotografias sensibilizem para a importância e necessidade de proteger estes animais. Estou muito contente por ter a minha exposição de fotografias de tubarões pela primeira vez na Europa, no Oceanário de Lisboa. Espero que os visitantes saiam com uma nova visão sobre estes magníficos animais que são, muitas vezes, incompreendidos. Os tubarões desempenham um papel vital na saúde dos ecossistemas do oceano. através da fotografia, acredito que podemos aprender a vê-los sob uma nova perspetiva e a reconhecer o seu valor para o nosso planeta, refere o profissional, em comunicado.

Por sua vez, Luís Fernambuco, diretor geral da National Geographic Partners em Portugal, destaca a capacidade desta mostra dar ao público uma visão diferente dos tubarões. É com muito orgulho que trazemos para Portugal mais uma exposição com a chancela National Geographic e com imagens que saem pela primeira vez dos EUa. () Partilhamos uma exposição de extrema sensibilidade e beleza, através de 50 fotografias da autoria de Brian Skerry, que vão estar expostas no Oceanário de Lisboa e que vão transportar os visitantes para o fundo do mar e dar-lhes uma nova perspetiva sobre os tubarões, demonstra o responsável.

De acordo com Luís Fernambuco, a iniciativa constitui ainda uma forma de sensibilizar a sociedade civil para as ameaças que estas espécies enfrentam e ajudar a acabar com o preconceito existente em relação a estes animais. Já João Falcato, CEO do Oceanário de Lisboa, espera que a mostra leve a uma mudança de paradigma.com esta fantástica exposição, o Oceanário de Lisboa pretende promover o conhecimento sobre os tubarões e reforçar a urgência em preservar a biodiversidade marinha. Esta exposição é uma excelente representação das ameaças existentes e esperamos, através das imagens, transmitir a necessidade de alteração de comportamentos, em prol da conservação do oceano, disse o responsável.