O tema vai também ser debatido por jornalistas, um pastor baptista e um bispo da Igreja Católica. Em análise estão cenários como a «banalização da morte nas redes sociais e o luto online»
O tema vai também ser debatido por jornalistas, um pastor baptista e um bispo da Igreja Católica. Em análise estão cenários como a «banalização da morte nas redes sociais e o luto online»O humorista Ricardo araújo Pereira é um dos intervenientes da primeira edição do congresso internacional a morte: leituras da humana condição, que vai realizar-se no Centro Cultural Vila Flor de Guimarães, entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2019. O evento será uma ocasião para abordar temáticas como a banalização da morte nas redes sociais, a comunicação da morte online, o luto online, sobrevivência da alma, pensar(es) filosófico(s) sobre a morte, momentos históricos de especial confronto com a morte, suicídio, morte nas diferentes religiões, e a morte na mensagem e na história de Fátima.

Os organizadores do encontro explicam que este será uma ocasião para abordar o tema da morte num amplo leque interdisciplinar, incluindo as ciências sociais humanas, as artes, as ciências médicas e as novas tecnociências. O evento está delineado para levar os participantes a compreender as mudanças profundas que estão em curso na(s) sociedade(s) atual(ais)relativamente ao tema da morte, e tem também como objetivo procurar as razões pelas quais a idade mais avançada, associada à degeneração e à morte,passou a ser entendida como uma doença contra a qual é preciso lutar.

O encontro visa ainda perceber em que medida a morte pode ser uma libertação, conhecer as cerimónias funerárias das diferentes culturas e religiões, e analisar a morte na cidade. além de Ricardo araújo Pereira, vão intervir José Cordeiro, bispo na diocese de Bragança-Miranda, Nuno Gil, ator, José alberto Carvalho, jornalista, Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, Tiago Cavaco, pastor baptista, Eduardo Duque, professor universitário, e Jorge Bacelar Gouveia, jurista e político, entre outros. O congresso é organizado pelo Instituto de Estudos avançados em Catolicismo e Globalização (IEaC-GO).