O objetivo é valorizar as habilidades das pessoas com deficiência e sensibilizar a população para a importância da integração
O objetivo é valorizar as habilidades das pessoas com deficiência e sensibilizar a população para a importância da integração Todos os cidadãos são desafiados a dançar uma coreografia sugerida, filmar esse momento e enviarem esse vídeo. as coreografias propostas são quatro, e são incluvidas, adaptando-se às capacidades motoras de cada pessoa. O som que marcará o ritmo da dança parte da música Naptel Xulima, da banda HMB, que concedeu os direitos de utilização do tema que deixa a mensagem – Sê livre para viver.

Esta proposta dá forma à campanha Portugal dança vs. Esclerose Múltipla (E. M. ) e decorre até ao próximo dia 4 de dezembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Esclerose Múltipla. a iniciativa é promovida pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Sanofi Genzyme e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Os vídeos produzidos devem ser enviados para o endereço eletrónico coreografias@spem.pt.

através desta campanha, os seus promotores pretendem enaltecer as aptidões das pessoas com deficiência e sensibilizar a sociedade civil para a importância da integração social. Queremos que todas as pessoas do país – doentes, cuidadores, familiares e comunidade em geral, se juntem ao movimento e enviem um vídeo a fazer a coreografia. Juntos vamos dar a conhecer um pouco mais sobre a Esclerose Múltipla e através do ritmo da dança vamos quebrar preconceitos, ignorar os pensamentos amargos e ser livres de dançar e de viver, refere Susana Protásio, vice-presidente da SPEM, em comunicado.

Os vídeos a concurso serão avaliados por um júri constituído por um representante da SPEM, uma bailarina profissional com esclerose múltipla, representantes da Sanofi Genzyme e do INR, e duas figuras públicas. ao jurado caberá nomear os oito vídeos vencedores, cujos autores serão contemplados com bilhetes para eventos culturais, desportivos ou de turismo adaptado. as coreografias foram produzidas pela equipa de artistas do organismo “Ritmos Urbanos”.