Reitor do Santuário de Fátima destacou a «solidariedade com o próximo» presente na Mensagem de Fátima, durante uma aula que ministrou com Ângela Coelho, em Roma
Reitor do Santuário de Fátima destacou a «solidariedade com o próximo» presente na Mensagem de Fátima, durante uma aula que ministrou com Ângela Coelho, em RomaCarlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, abordou a dimensão profética dos relatos dos pastorinhos de Fátima, e demonstrou a atualidade da Mensagem de Fátima, durante uma aula que co-ministrou em Roma (Itália), na manhã desta quarta-feira, 19 de setembro.

O responsável apresentou aos seus ouvintes aspetos fundamentais das visões proféticas de Fátima: a centralidade de Deus, o convite à adoração, o apelo à conversão, penitência e reparação, a solidariedade com o próximo e a apresentação do rosário como lugar fundamental da oração.

a segunda parte da aula foi proferida por ângela Coelho, religiosa e ex-postuladora da causa de canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, que através de uma abordagem à história, conteúdo e interpretação do segredo de Fátima, enfatizou a força profética da vida dos santos pastorinhos.

a intervenção de ambos foi uma ocasião para afirmar a atualidade profética da Mensagem de Fátima. a partir de declarações do Papa Bento XVI, e de Rino Fisichella, responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, foi evidenciado que a realização da profecia de Fátima não está terminada e continua em aberto, com o presente, que é o tempo da esperança, como referência.

a aula ministrada por Carlos Cabecinhas e ângela Coelho decorreu no âmbito de um curso da Pontifícia academia Mariana Internacional (PaMI), que decorre de 17 a 22 de setembro na Pontifícia Universidade antonianum, sob o tema Entre fé, teologia e ciência. a iniciativa foi concebida com o objetivo desta constituir um primeiro passo com vista à criação de um observatório para o estudo das aparições marianas, conforme indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.