antónio Marto agradeceu a Hilarion alfeyev o «testemunho que a Igreja Ortodoxa russa tem dado no sentido de fomentar as boas relações entre as duas Igrejas»
antónio Marto agradeceu a Hilarion alfeyev o «testemunho que a Igreja Ortodoxa russa tem dado no sentido de fomentar as boas relações entre as duas Igrejas»Hilarion alfeyev, número dois da Igreja Ortodoxa russa, esteve no Santuário de Fátima na tarde da última terça-feira, 18 de setembro. O metropolita responsável pelos assuntos externos e o diálogo com a Igreja Católica foi recebido na Cova da Iria por antónio Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima.
antónio Marto agradeceu a Hilarion alfeyev o testemunho que a Igreja Ortodoxa russa tem dado no sentido de fomentar as boas relações entre as duas Igrejas. O purpurado português afirmou que acompanha sempre com interesse a relação entre a Igreja Patriarcal de Moscovo e a Santa Sé, nomeadamente quando o metropolita Hilarion alfeyev visita o Papa Francisco.
Sei que tem havido um florescimento do cristianismo na Igreja ortodoxa russa, e desse modo vivemos um momento de importante colaboração entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica na Europa para defender os grandes valores cristãos, disse antónio Marto, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima. O cardeal fez questão de pedir a Hilarion alfeyev a transmissão de cordiais saudações ao Patriarca Kirill de Moscovo.
Esta é a primeira vez que Hilarion alfeyev se desloca ao Santuário de Fátima, depois de já ter estado em Portugal, em outras ocasiões. O metropolita explicou que quando o programa para os dois dias em solo nacional foi traçado, o pedido para se deslocar à Cova da Iria foi imediato, uma vez que já tinha lido bastante sobre aquele espaço e, para si, seria fundamental contactar com aquele que designou como um lugar de paz.
Da visita fez também parte a assinatura do livro de honra, assim como a oferta da medalha que assinala o centenário das aparições, o símbolo dos 100 anos de Fátima e o livro Memórias da irmã Lúcia, traduzido em russo. Ofertas concretizadas pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima.
Reconhecido compositor e escritor, Hilarion alfeyev ofereceu ao cardeal português o seu livro O mistério da fé – Introdução à teologia dogmática ortodoxa, e um CD com obras compostas por si. a visita a Fátima foi uma ocasião para conhecer os vários espaços do Santuário de Fátima.
Na Capelinha das aparições o número dois da Igreja Ortodoxa russa rezou em silêncio, e pediu para colocar uma vela. Na visita à Basílica da Santíssima Trindade, Hilarion alfeyev demonstrou-se surpreendido ao tomar conhecimento do facto do projeto daquele espaço ser da autoria de alexandros Tombazis, arquiteto greco-ortodoxo. a paragem junto a uma das frações do Muro de Berlim foi também um momento simbólico. Da viagem deste responsável a Portugal faz ainda parte a sua intervenção na Universidade Católica Portuguesa, esta quarta-feira, 19 de setembro.