Mais de 3. 000 estabelecimentos de ensino afetados pelo terramoto do ano passado continuam parcial ou completamente danificados. Faltam ainda espaços adequados para prestar apoio psicológico aos menores
Mais de 3. 000 estabelecimentos de ensino afetados pelo terramoto do ano passado continuam parcial ou completamente danificados. Faltam ainda espaços adequados para prestar apoio psicológico aos menores Um ano depois dos devastadores terramotos registados no México, pelo menos 3. 400 escolas continuam parcial ou completamente danificadas, denuncia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), recordando à comunidade internacional que os menores afetados pelos sismos mantêm as necessidades de mais apoio. as crianças continuam a necessitar de atenção psicológica, mas os serviços disponíveis para atendê-los são limitados. Recuperar espaços adequados e seguros para que possam aprender, socializar, jogar e participar em atividades comunitárias é uma necessidade urgente, e a reconstrução do setor educativo deve ser uma prioridade, indica um comunicado da organização. O México é um país exposto a múltiplos fenómenos naturais, e segundo Christian Skoog, representante do UNICEF, está a trabalhar para aumentar a resiliência perante as emergências. agora temos a oportunidade de dar dois importantes passos: devemos assegurar a continuidade da educação durante e depois de uma emergência através de escolas mais seguras, e devemos também desenvolver protocolos e mecanismos de resposta focados na infância, para que em futuras emergências sofram o menos possível e a sua recuperação seja mais rápida, disse o responsável.