Peregrinação de setembro ao Santuário de Fátima lembrou aos cristãos de todo o mundo que a proximidade a Deus leva à rejeição do «mal e da guerra»
Peregrinação de setembro ao Santuário de Fátima lembrou aos cristãos de todo o mundo que a proximidade a Deus leva à rejeição do «mal e da guerra» a mensagem relatada pelos três pastorinhos mostra que em Fátima Maria convidou a humanidade a pôr de lado tudo o que divide, tudo o que afasta e tudo o que incita à guerra, para dar lugar ao que une, aproxima e conduz à comunhão fraterna, lembrou José Alves, arcebispo emérito de Évora, na Missa que encerrou a Peregrinação aniversária de setembro a Fátima, na manhã desta quinta-feira, 13 de setembro.

Referindo-se ao progresso tecnológico acelerado do último século, o prelado fez questão de o contrapor à progressão lenta no empenho pela paz no mundo durante o mesmo período, e frisou que a paz é um bem essencial, mas precário, que é preciso proteger e promover.

José Alves lembrou aos fiéis que a peregrinação de setembro corresponde à quinta vez que os pastorinhos viram Nossa Senhora, altura em que os três pequenos videntes contaram que Maria lhes pediu para continuarem a rezar o terço para que a guerra acabasse, deixando “vias” para a fraternidade universal.

a paz precisa da colaboração de todos e alcança-se pela oração e pelos sacrifícios voluntários, através dos quais se obtém a conversão dos corações que, voltados para Deus, repudiam o mal e a guerra, e adotam comportamentos de moderação, de compaixão, de acolhimento, de partilha fraterna, demonstrou o arcebispo, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

antónio Marto, bispo na diocese de Leiria-Fátima, saudou os peregrinos presentes, oriundos dos continentes europeu, asiático, africano e americano. O cardeal caracterizou Fátima como um oásis espiritual, no qual se encontra repouso, ânimo e paz.com o início do novo ano letivo, antónio Marto fez questão de desejar um bom ano escolar a todos os estudantes. Para esta celebração, concelebrada por três bispos e 125 sacerdotes, inscreveram-se nos serviços do Santuário de Fátima cerca de 150 doentes.