Galardão em homenagem a bispo do Porto falecido em 2017 beneficia os utentes de dois projetos dos jesuítas no norte de Portugal
Galardão em homenagem a bispo do Porto falecido em 2017 beneficia os utentes de dois projetos dos jesuítas no norte de PortugalO Centro de São Cirilo e a Unidade Habitacional de Santo antónio, dois organismos da Companhia de Jesus no Porto, que prestam ajuda a pessoas refugiadas e desfavorecidas, foram distinguidos com o prémio Dom antónio Francisco. Na sua primeira edição, o galardão foi a concedido no Palácio da Bolsa, na última terça-feira, 11 de setembro, data do primeiro aniversário da morte de antónio Francisco dos Santos, antigo bispo na cidade invicta.
O prémio tem um valor de 75 mil euros e foi instituído com o objetivo de apoiar cidadãos que se distingam na promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz.
De acordo com Manuel Linda, atual bispo na diocese do Porto, a distinção recorda alguém que marcou a cidade e a diocese. Este prémio, que se destina a galardoar quem está presente junto de todos, particularmente dos mais humildes, é uma ótima memória do falecido prelado, disse Manuel Linda, em declarações à agência Ecclesia.
a sua memória está imensamente viva, interpela as pessoas, frisou o prelado, que presidiu a uma Missa na Catedral do Porto dia 11 de setembro, data que passará a ser o dia anual de sufrágio pelos bispos, sacerdotes e diáconos já falecidos, referem os serviços de comunicação da diocese do Porto. O prémio Dom antónio Francisco resulta de uma iniciativa da associação Comercial do Porto, da Irmandade dos Clérigos e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.