alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados vai abordar a situação migratória no Médio Oriente, perante membros de organizações católicas de solidariedade
alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados vai abordar a situação migratória no Médio Oriente, perante membros de organizações católicas de solidariedadeO drama humanitário na Síria e no Iraque está na origem de um encontro no Vaticano, que arranca na próxima quinta-feira, 13 de setembro, prolongando-se até ao dia seguinte. aderiram ao encontro mais de 50 organizações católicas de caridade, representantes dos episcopados locais, das instituições eclesiais e congregações religiosas que trabalham na Síria, Iraque e nos países limítrofes, além dos núncios apostólicos na Síria, Iraque, Líbano e Turquia, informam os serviços de comunicação da Santa Sé.
Entre os intervenientes destaca-se a participação de Filippo Grandi, alto-comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os refugiados, que abordará o fenómeno da crise migratória no Médio Oriente. No último dia do encontro terá lugar uma audiência com o Papa Francisco.
a iniciativa é organizada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), que pretende tornar este encontro num momento de reflexão e comunhão entre todas as instituições eclesiásticas envolvidas em obras de caridade e assistência às vítimas desta crise humanitária. De acordo com o organismo promotor da iniciativa, durante o encontro, será dado especial destaque às perspetivas realistas de um regresso voluntário de pessoas deslocadas internamente e refugiados para as suas comunidades de origem.