Responsáveis por plataforma portuguesa pertencente a uma rede europeia lembram que as pilhas e acumuladores são constituídos por substâncias nocivas que podem ter consequências graves no ambiente e na saúde, quando são abandonados de forma indiscriminada
Responsáveis por plataforma portuguesa pertencente a uma rede europeia lembram que as pilhas e acumuladores são constituídos por substâncias nocivas que podem ter consequências graves no ambiente e na saúde, quando são abandonados de forma indiscriminadaMais de 1. 300 toneladas de pilhas e acumuladores em fim de vida foram recolhidas pela associação Gestora de Resíduos (ERP Portugal) desde 2010 (primeiro ano da sua atividade), fazendo com que Portugal tenha alcançado as metas de recolha estabelecidas pela diretiva europeia.
ao longo destes oito anos de funcionamento de um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e acumuladores (RPa) à escala nacional, a ERP Portugal foi responsável pela recolha crescente destes resíduos, com uma média superior a 160 toneladas por ano, indicam os serviços de comunicação da associação.
De acordo com a ERP Portugal, o objetivo nacional de recolha de RP a portáteis equivalia a 45 por cento das pilhas e acumuladores disponibilizados no mercado nos últimos três anos, tendo a associação vencido este percentual, com 49 por cento, em 2015 e em 2016, e com 47 por cento, o ano passado.
Os responsáveis pela ERP Portugal pedem aos portugueses para colocarem estes resíduos nos locais adequados ao efeito, que se encontram instalados por todo o país, de que é exemplo a rede Depositrão. a ERP Portugal recorda aos consumidores que as pilhas e acumuladores são constituídos por matérias prejudiciais, que podem provocar efeitos graves no ambiente e na saúde, quando não depositados nos locais que lhes estão especialmente destinados.
Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, realça que existe um grande caminho a percorrer no campo da recolha de RPa. a meta de recolha de pilhas em fim de vida é calculada com base na quantidade de pilhas e acumuladores disponibilizados no mercado nacional nos últimos três anos, sendo o país obrigado a recolher 45 por cento deste total em 2018, explica a responsável.
a ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia – European Recycling Platform (ERP) – tendo anunciado os presentes dados no último domingo, 9 de setembro, no âmbito do Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, estabelecido pela associação Europeia das Entidades com o propósito de sensibilizar a sociedade civil para a necessidade da recolha e reciclagem de pilhas.