Jornadas Nacionais de Catequistas vão levar à Cova da Iria educadores para a fé de todo o país. O encontro conta com a intervenção de especialistas e a dinamização de ateliês e momentos de oração e partilha
Jornadas Nacionais de Catequistas vão levar à Cova da Iria educadores para a fé de todo o país. O encontro conta com a intervenção de especialistas e a dinamização de ateliês e momentos de oração e partilha a importância da formação para o catequista nas suas várias dimensões vai estar em reflexão no decorrer da próxima edição das Jornadas Nacionais de Catequistas, que vão realizar-se entre os próximos dias 26 e 28 de outubro, no Centro Paulo VI, em Fátima. a iniciativa vai decorrer sob o tema Ser catequista hoje: as dimensões da formação, levando à Cova da Iria catequistas de todo o país.
Este ano, a iniciativa parte da carta pastoralpublicada pela Conferência Episcopal Portuguesa em maio do ano passado, intitulada Catequese: a alegria do encontro com Jesus. Esta carta constituiu-se base para o trabalho catequético dos próximos anos e queremos, em contexto de jornadas, dá-la a conhecer a todos os catequistas, referiu antónio Moiteiro, bispo de aveiro, e presidente daComissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé(CEECDF), em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
as jornadas ganharão forma através da dinamização de vários ateliers temáticos, conferências, momentos de partilha, convívio e oração, entre os quais se inclui a recitação do terço na Capelinha das aparições e a participação na Eucaristia. além de antónio Moiteiro, vão intervir Joaquim Nunes Ganhão, sacerdote e diretor do Secretariado da Liturgia da diocese de Santarém, Maria Luísa Boléo, da Catequese do Patriarcado de Lisboa, armindo Vaz, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, e Paulo Campino,diácono e diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém. as Jornadas Nacionais de Catequistas marcam o encerramento daSemana Nacional da Educação Cristã.