Programa de intercâmbio convida cidadãos a receber em suas casas alunos de diversos partes do globo, e a criar momentos culturais enriquecedores para ambas as partes
Programa de intercâmbio convida cidadãos a receber em suas casas alunos de diversos partes do globo, e a criar momentos culturais enriquecedores para ambas as partesEm setembro chegam a Portugal 85 jovens estrangeiros do ensino secundário, para participarem num intercâmbio organizado pela associação Intercultura-aFS Portugal. O organismo convida os portugueses a abrirem as suas casas aos últimos 25 alunos inseridos neste programa, que ainda necessitam de um lar.

Os estudantes em intercâmbio têm idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, são oriundos de países tão diversos como a alemanha, Dinamarca, Bélgica, Hungria, Itália, México, Tailândia e Turquia, e em Portugal procuram criar novas amizades, aprender a língua portuguesa, estudar e inserir-se na comunidade onde vão passar a residir.

as pessoas dispostas a receber estes adolescentes devem fazê-lo de forma voluntária, podendo ser residentes em qualquer ponto do país. a sua missão será favorecer a integração do aluno, contribuir para a aprendizagem da nova língua e fomentar momentos culturais enriquecedores para ambas as partes.

O casal Carla e artur aderiram pela primeira vez a este projeto em 2017, depois das suas duas filhas tomarem contacto com este programa. Pediram-nos para recebermos em nossa casa uma menina durante dez meses. Elas ganharam uma irmã e nós uma filha. Sabemos que tivemos muita sorte [por] ter recebido uma menina muito especial. Foi uma experiência muito enriquecedora. Ela no Natal já falava alguma coisa de português. Fruto de muito trabalho () a Heidrun ganhou uma família em Portugal para sempre, relatam.

Depois da entrada em Portugal, os alunos em intercâmbio “mergulham” no Campo de chegada, o que acontecerá já na próxima sexta-feira, 7 de setembro. O contacto com as respetivas famílias de acolhimento está agendado para domingo, 9, e terá lugar no Seminário Torre d”aguilha, em São Domingos de Rana, Lisboa, a partir das 14h30.