a formação é ministrada por professora regressada da Venezuela, e visa ajudar e integrar aqueles que fogem de uma «situação catastrófica»
a formação é ministrada por professora regressada da Venezuela, e visa ajudar e integrar aqueles que fogem de uma «situação catastrófica»até ao final de setembro, a paróquia da Sagrada Família do Funchal, na ilha da Madeira, está a dinamizar um curso intensivo de língua portuguesa para cidadãos luso-descendentes provenientes da Venezuela, que procuram refazer as suas vidas na terra onde nasceram os seus antepassados.
Nélio Mendonça, pároco local, explica que este projeto é especialmente dirigido a venezuelanos com vínculos de segunda e terceira geração a Portugal, que deixaram a Venezuela por causa da sua situação catastrófica, e que falam sobretudo espanhol, mas que têm de aprender português para poderem regressar ao mercado de trabalho.
Muitas vieram para a Madeira devido ao apoio que aqui ainda encontram, algumas têm casa própria, outras ficam em casa de familiares. Há situações melhores e outras de maior dificuldade. Sei de pessoas que estão à espera na Venezuela que a família aqui reúna as verbas necessárias para eles apanharem o avião, disse o sacerdote, em declarações à agência Ecclesia.
a formação tem lugar nas instalações da paróquia da Sagrada Família, na Cruz de Carvalho, junto ao Hospital Central do Funchal, desde o passado dia 8 de agosto. O curso tem um custo mensal de 20 euros, e reúne maioritariamente alunos que se situam abaixo dos 40 anos de idade. as sessões decorrem duas vezes por semana, em período pós-laboral, e são dinamizadas por aura Rodrigues, também ela regressada da Venezuela. a procura do curso tem vindo a aumentar, realçou o padre Nélio Mendonça, que faz um balanço positivo da iniciativa.