Um dos «pontos altos» do Dia da Cidade de Barcelos será a homenagem aos cerca de 60 missionários da região. a data será uma ocasião para recordar os 100 anos da morte de antónio Barroso, missionário, missiólogo e bispo do Porto
Um dos «pontos altos» do Dia da Cidade de Barcelos será a homenagem aos cerca de 60 missionários da região. a data será uma ocasião para recordar os 100 anos da morte de antónio Barroso, missionário, missiólogo e bispo do Porto Os cerca de 60 missionários barcelenses vão ser homenageados na próxima sexta-feira, 31 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Barcelos, a partir das 17h30. a cerimónia será um dos pontos altos do Dia da Cidade de Barcelos, efeméride que celebrará os 90 anos de elevação de Barcelos a cidade, e os 100 anos do falecimento de antónio Barroso. Nascido na freguesia barcelense de Remelhe, antónio Barroso foi bispo do Porto de 1899 a 1918, ano em que faleceu. O prelado foi tambémmissionário e missiólogo, tendo estado em missão no Congo, Moçambique e Índia.
as comemorações da data terão início pelas 09h30 e contemplam o hastear da bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, e uma Eucaristia solene, na Igreja Matriz de Barcelos, que será presidida por Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga. No decorrer da celebração serão descerradas placas evocativas da comemoração e depositadas coroas de flores no monumento a antónio Barroso, em Barcelos, e na Capela Jazigo, em Remelhe, informam os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.
a data será ainda uma ocasião para a inauguração de uma exposição documental e iconográfica sobre a vida e obra de antónio Barroso. O programa das celebrações será concluído com duas conferências, no auditório da Câmara Municipal, pelas 21h30. as palestras serão orientadas por antónio Júlio Limpo Trigueiros, sacerdote jesuíta natural de Barcelos, e Carlos azevedo, bispo e membro da Comissão Pontifícia da Cultura do Vaticano. a moderação estará a cargo Manuel Vilas Boas, sacerdote e jornalista da TSF.