ao contrário do Google, a Bíblia fornece apenas uma resposta para o significado de amar – «amar é dar a vida» – e isso requer «dar tempo, saúde e energia», apontou em Fátima o bispo de Lamego
ao contrário do Google, a Bíblia fornece apenas uma resposta para o significado de amar – «amar é dar a vida» – e isso requer «dar tempo, saúde e energia», apontou em Fátima o bispo de Lamego a definição de amar esteve em foco no Curso de Missiologia, que arrancou no início desta manhã, 27 de agosto, nas instalações dos Missionários da Consolata, em Fátima. Se perguntarem à Bíblia o que é amar, só têm uma resposta. Não têm mais de 300 milhões de respostas como o Google. Têm só uma. a única resposta que há para a pergunta “O que é amar?”, é – amar é dar a vida, frisou antónio Couto, bispo de Lamego.

O prelado concretizou depois o que significa dar a vida. Dar a vida é dar o tempo, a saúde e a energia, apontou, sublinhando que o tempo é das coisas mais complicadas de dar hoje. Para esclarecer a audiência da melhor forma, antónio Couto deu o exemplo da dedicação das mães. Uma mãe pelos seus filhos dá tudo. Dá o tempo, a saúde e a energia, dá tudo. E quem ama a sério é assim que faz. amar é dar a vida. Se forem ao Google não sei conseguem esgotar as mais de 300 milhões de respostas que vão encontrar e não sei se alguma irá servir, adiantou.

O bispo forneceu depois aos formandos pistas para alcançar um amor sem fim. Saltarmos do nosso grupinho de amigos, para um grupo enorme, onde todos tenham lugar, inclusive aqueles de quem nós não gostamos mesmo nada, aqueles que nos odeiam e que nós odiamos, aqueles que se nos apanharem à mão nos matam, amar esses é que é entrar no círculo sem fim do amor de Cristo, demonstrou.

antónio Couto orientou os presentes para o caminho de um amor que ultrapassa barreiras. Enquanto nós pensarmos que Jesus é do nosso grupinho, de catequese ou de outro qualquer, nós ainda não somos cristãos. andamos ali perto, mas não somos. Temos que dar este “tombo”, que o apóstolo Pedro deu, quando percebeu que afinal estamos enganados. Ele ama toda a gente, inclusive aqueles que lhe querem mal, que o querem matar. Ele ama também esses e vai dar a vida dele também por esses. Isto é escandaloso, mas este é o amor novo. É o amor que deita abaixo todas as barreiras e todas as fronteiras, enfatizou o bispo português.

as palavras de antónio Couto surgem sob a temática a missão em São Paulo, que conduz o Curso de Missiologia esta segunda-feira. a formação está a decorrer com a participação de 60 pessoas até ao próximo sábado, 1 de setembro. Entre os participantes encontram-se religiosos de variadas congregações e leigos, que se dedicam a atividades profissionais na área do ensino, administração, psicologia, geriatria e educação de infância, entre outras.