Jornadas culturais vão passar pela aldeia raiana de Rio de Onor e abordar os efeitos da presença dos monges para as populações que vivem nas zonas fronteiriças
Jornadas culturais vão passar pela aldeia raiana de Rio de Onor e abordar os efeitos da presença dos monges para as populações que vivem nas zonas fronteiriças a 21. a edição das Jornadas Culturais de Balsamão vai decorrer sob o tema População e património cultural, entre os próximos dias 4 e 7 de outubro. a iniciativa conta com diversas conferências orientadas por vários especialistas, e terá lugar em diferentes pontos de Bragança, como o Convento de Balsamão, passando pela freguesia de Peredo, rumo à aldeia raiana de Rio de Onor.

Entre os oradores encontram-se Francisco José Lopes, historiador, e Juan antónio, sacerdote formado em Teologia e História Eclesiástica. as jornadas serão uma ocasião para abordar temas como demografia e interioridade, a influência dos monges nas populações raianas, demografia e futuro da Europa, as migrações e Igreja e a inculturação da fé no legado do património cultural. a Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição compõe a Comunidade de Balsamão. Os sacerdotes dinamizam no local uma casa de retiros e repouso e um centro de espiritualidade e acolhimento, entre outros serviços pastorais.