Relatório mostra que 500 mil crianças rohingya estão sem acesso à educação, existindo o risco de ficar uma «geração inteira perdida», sem capacidades para enfrentar o futuro
Relatório mostra que 500 mil crianças rohingya estão sem acesso à educação, existindo o risco de ficar uma «geração inteira perdida», sem capacidades para enfrentar o futuroÉ preciso um esforço internacional urgente para impedir que mais de 500 mil crianças rohingya, refugiadas no sul do Bangladesh, caiam no desespero e na frustração, por verem negado o direito à educação, depois de terem fugido do Mianmar, país vizinho, devido à violência e insegurança, indica um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), divulgado esta quinta-feira, 23 de agosto, chamando particular atenção para o caso das raparigas e adolescentes.
De acordo com a agência das Nações Unidas, no acampamento de Cox”s Bazar, no Blangladesh, as crianças vivem numa situação delicada, com poucas oportunidades para aprender, e sem saberem quando voltarão às suas casas. Edouard Beigbeder, representante da UNICEF no Bangladesh, frisou que caso não haja uma ajuda internacional maciça agora, o mundo correrá o risco de ver uma geração inteira perdida, com crianças que não terão as aptidões necessárias para lidar com a situação e contribuir com a sociedade quando voltarem a Mianmar.
Dados da agência da ONU dedicada aos mais novos indicam que até julho deste ano, 140 mil crianças rohingya tinham sido matriculadas em 1,2 mil centros de aprendizagem em funcionamento no campo, contudo o sistema não tem um currículo escolar, as salas de aula estão lotadas e falta água no local.
Os responsáveis pela UNICEF pediram já ao governo de Mianmar que garanta que no estado de Rakhine, onde se encontram cerca de 500 mil crianças rohingya, exista acesso à educação infantil e básica. além disso, os profissionais da ONU pediram ao governo que proteja os menores e estabeleça condições para que os rohingya possam regressar às suas casas de forma segura e digna. a UNICEF continua a apelar à doação de fundos para concretizar projetos de educação com estas crianças.