Eucaristia será presidida pelo Papa Francisco e é considerada o maior evento planeado para a Europa em 2018
Eucaristia será presidida pelo Papa Francisco e é considerada o maior evento planeado para a Europa em 2018O Phoenix Park, em Dublin, na Irlanda, vai receber o Papa Francisco no próximo dia 26 de agosto, que ali presidirá à Eucaristia de encerramento do Encontro Mundial das Famílias. O encontro deverá reunir cerca de 500 mil participantes de todo o mundo, fazendo com que esta cerimónia seja considerada o maior evento europeu do ano, e também um desafio para os seus organizadores.

É uma missa para meio milhão de fiéis, com milhares e milhares de voluntários, quatro mil píxides e mais de três mil pessoas no coro. Estamos a ser orientados pelo mestre de cerimónia papal, que é muito gentil e tem muita experiência nestas grandes missas. Mas esta logística é algo que nunca vivi antes, explicou Damian Mc Neice, sacerdote e responsável pelo comité litúrgico do Encontro Mundial das Famílias.

a Eucaristia terá lugar na zona onde se encontra a cruz papal, local onde São João Paulo II celebrou também uma Missa, em 1979, na única viagem de um Papa à Irlanda. a área da cruz papal é o lugar ideal para esse evento. O foco será a cruz papal, mas será incorporado um arco de 55 metros de largura, onde haverá o presbitério de 19 metros de largura e seis metros de altura, indica Damian Mc Neice.

Com mais de 30 metros de altura, a cruz assume uma dimensão que permite a sua observação a partir de qualquer parte do relvado, onde os fiéis permanecerão durante a Eucaristia. Já a cruz do altar foi esculpida em madeira no século XVIII, que estava sob tutela das religiosas carmelitas. Os desenhos esculpidos na frente e na parte de trás da cruz contam a história da paixão e ressurreição de Cristo, revela o sacerdote, citado pelos serviços de comunicação do Vaticano.

Os 500 mil participantes do Encontro Mundial das Famílias serão divididos por áreas: cada uma com capacidade para 1. 100 pessoas, e concebidas para permitir a deslocação dos fiéis até às proximidades dos corredores onde o Papa Francisco vai passar de papamóvel.com o objetivo de facilitar a participação das pessoas na liturgia serão instalados 16 ecrãs gigantes e dezenas de altifalantes.