Crianças com cinco anos e grávidas são as principais vítimas mortais da malária, alerta antigo ministro da Saúde da Namí­bia
Crianças com cinco anos e grávidas são as principais vítimas mortais da malária, alerta antigo ministro da Saúde da Namí­bia Cerca de 90 por cento dos casos de malária e 91 por cento das mortes por malária no mundo ocorrem na África subsaariana, a maioria sendo crianças com cinco anos e mulheres grávidas, disse Richard Kamwi, antigo ministro da Saúde e dos Serviços Sociais da Namíbia, e embaixador da Elimination 8 (E8), uma iniciativa estabelecida em oito países da África austral para acabar com a malária na África subsaariana, a doença que mais mata na região.
De acordo com um estudo levado a cabo em 12 países daquela área, e publicado este ano, a doença custa 12 mil milhões de dólares anuais à economia africana. Estima-se que 75 por cento dos negócios África subsaariana sejam afetados negativamente pela malária. Erradicar a malária ia reduzir custos, melhorar a saúde dos trabalhadores, aumentar a produtividade e cortar no absentismo, demonstrou o responsável, frisando que superar a doença iria permitir fortalecer o turismo e libertar recursos anteriormente usados no combate contra a malária.
as palavras de Richard Kamwi foram proferidas em declarações à agência chinesa Xinhua, à margem da 38. a Cimeira da Comunidade para o Desenvolvimento da África austral (SaDC, na sigla em inglês). O encontro chega ao fim este sábado, 18 de agosto, na Namíbia, depois de ter iniciado no dia anterior.