Especialistas em comunicação estão a prestar esclarecimentos e a distribuir materiais relacionados com a importância da vacinação e das medidas de prevenção
Especialistas em comunicação estão a prestar esclarecimentos e a distribuir materiais relacionados com a importância da vacinação e das medidas de prevençãoOs responsáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiram intensificar as iniciativas para acabar com um novo surto de ébola nas províncias de Kivu do Norte e Ituri, na República Democrática do Congo (RDC).
O Plano Conjunto de Resposta do Governo e da República Democrática do Congo é realizado em coordenação com a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com as vacinas a serem administradas de forma gratuita e voluntária em qualquer pessoa que tenha estado em contacto com alguém infetado.
ainda numa tentativa de travar a propagação da doença, a UNICEF enviou 12 especialistas em comunicação para as áreas atingidas pela doença. Estes profissionais encontram-se a trabalhar diretamente com os líderes comunitários, através da disponibilização de informações e aconselhamentos relacionados com a vacina.
até ao momento, os trabalhos da OMS e UNICEF já permitiram levar mensagens preventivas a 60 líderes comunitários, informam os serviços de comunicação das Nações Unidas, adiantando que cerca de 100 trabalhadores humanitários foram treinados na região de Beni, para que eles possam formar outras pessoas.
O projeto que divulga informação sobre a doença conta também com a participação de jornalistas e rádios comunitárias, em Beni e Goma. além disso, diversos suportes materiais relacionados com a prevenção da doença foram distribuídos por 241 igrejas da região de Beni. Gianfranco Rotigliano, representante da UNICEF na RDC, lembra que o último surto de ébola provou que a participação da comunidade é fundamental para evitar que a doença se espalhe, e para alcançar taxas mais altas de vacinação.