a tradicional oferta de trigo marca a peregrinação internacional de 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima. Este ano, a jornada fica marcada por vários apelos em favor dos refugiados
a tradicional oferta de trigo marca a peregrinação internacional de 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima. Este ano, a jornada fica marcada por vários apelos em favor dos refugiadosOs peregrinos de Fátima ofereceram trigo ao santuário da Cova da Iria, na manhã desta segunda-feira, 13 de agosto, durante a Eucaristia da Peregrinação do Migrante e do Refugiado. O gesto teve lugar no momento da apresentação dos dons, e foi hoje realizado pela 78. a vez, conforme é habitual na peregrinação de agosto.
Durante a mesma celebração, além de arlindo Gomes Furtado, interveio antónio Marto, bispo na diocese de Leiria-Fátima, que realçou o carácter extraordinário da peregrinação. aqui e em todos o mundo, através da sua Mensagem, Nossa Senhora de Fátima promove a cultura do encontro, cuja beleza vos é dada a contemplar agora mesmo, a beleza do encontro da diversidade de povos, famílias, culturas, raças e línguas na unidade da mesma fé e do mesmo amor. Por isso esta peregrinação é cheia de beleza e encanto, disse o cardeal, citado pelos serviços de comunicação do santuário.
Como é habitual, a cerimónia contou com palavras especialmente dirigidas às pessoas que se encontram doentes. Coube a Eugénia Quaresma, diretora do Secretariado Nacional da Mobilidade Humana e da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), fazer chegar essa mensagem aos fiéis. Não temas, Deus não está longe, mora onde O deixamos entrar. Hoje, deixa-te interpelar por este Jesus forasteiro, que faz caminho contigo, precisa da tua hospitalidade. Reconhece este tempo de misericórdia, que se revela na presença atenciosa de familiares, amigos e profissionais de saúde, através do silêncio, da palavra e em gestos de cuidado dedicado e incansável, referiu a responsável.

além dos dois cardeais, a Eucaristia da Peregrinação do Migrante e do Refugiado foi concelebrada por cinco bispos e 121 sacerdotes. a missa desta segunda-feira e a procissão das velas de domingo, 12, reuniram cerca de 100 mil peregrinos. a jornada fica marcada por um forte apelo à resolução da crise migratória.