a certeza de que todas as pessoas são feitas da «mesma substância, qualquer que seja o estatuto social», deve fazer com que a solidariedade seja algo de «espontâneo e efetivo», frisou bispo cabo-verdiano em Fátima
a certeza de que todas as pessoas são feitas da «mesma substância, qualquer que seja o estatuto social», deve fazer com que a solidariedade seja algo de «espontâneo e efetivo», frisou bispo cabo-verdiano em FátimaOs governos e as autoridades políticas dos Estados Unidos da américa, da Europa e dos países de onde partem os migrantes, têm o dever moral de abrir a inteligência e o coração e de se unir em vista duma solução duradoira e pacífica para os gravíssimos problemas dos migrantes em geral e dos refugiados em especial, disse arlindo Gomes Furtado, bispo da diocese de Santiago (Cabo Verde), na Peregrinação do Migrante e do Refugiado a Fátima, esta segunda-feira, 13 de agosto.

O cardeal frisou que é urgentíssimo que as consciências se despertem e produzam ações concretas em favor dos refugiados, de que é exemplo o acolhimento do irmão nalgum ponto da terra. além disso, o prelado sublinhou que é possível encontrar soluções globais para crises globais, e lembrou que a fuga daqueles que fogem das más condições de vida é uma realidade humana que nos espicaça em carne viva.

Na sociedade plural em que o mundo hoje vive, a diversidade de povos, de cultura e de expressões de fé deve ser considerada como riqueza e deve ser integrada de forma razoável no todo comunitário, como elemento fecundo, capaz de inovar a vivência cristã com novos aspetos, demonstrou o prelado, citado pela agência Ecclesia.

arlindo Gomes Furtado lembrou os que o escutavam, no recinto de oração e através dos meios de comunicação, que todos são feitos da mesma substância, qualquer que seja o estatuto social. Tendo consciência disso, a solidariedade deve ser algo de espontâneo e efetivo entre os homens, demonstrou. Perante peregrinos de 20 países, bispo cabo-verdiano deu realçe à assembleia tão plural quanto unida na fraternidade e na escuta.