a «exceção de levar» a «imagem peregrina número um» à JMJ é uma forma de demonstrar que os mais novos estão «no centro das preocupações pastorais da Igreja», indica Carlos Cabecinhas
a «exceção de levar» a «imagem peregrina número um» à JMJ é uma forma de demonstrar que os mais novos estão «no centro das preocupações pastorais da Igreja», indica Carlos Cabecinhas a primeira imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai estar na américa Central, no âmbito da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai realizar-se no Panamá, de 22 a 27 de janeiro de 2019. O anúncio foi feito por Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, durante a conferência de imprensa que antecedeu a abertura da Peregrinação do Migrante e do Refugiado, no último domingo, 12 de agosto.
Entendemos ser da maior importância que o santuário marcasse presença de modo significativo abrindo a exceção de levar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, disse Carlos Cabecinhas, citado pela agência Ecclesia, adiantando que a deslocação da imagem surge na sequência de um pedido do arcebispo local.
De acordo com o sacerdote, a deslocação desta imagem é justificada pelo facto de a JMJ ser um acontecimento eclesial de primeira importância, e também porque a população juvenil se encontra no centro das preocupações pastorais da Igreja. além disso, o tema que conduzirá a JMJ apresenta um caráter mariano, e a iniciativa constitui ainda uma forma de representar a grande devoção dos cristãos no Panamá a Nossa Senhora de Fátima.
após ter passado por vários continentes, e ter sido solenemente entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em 2000, só muito excecionalmente, é que a primeira imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima sai do santuário, conforme explicou o reitor do Santuário de Fátima.