a iniciativa é uma manifestação de agradecimento, e teve como destino arouca, conjugando «o melhor da cultura e o melhor da natureza»
a iniciativa é uma manifestação de agradecimento, e teve como destino arouca, conjugando «o melhor da cultura e o melhor da natureza»O passeio anual de voluntários promovido pelo Santuário de Fátima reuniu cerca de 150 pessoas na última segunda-feira, 6 de agosto, constituindo um momento de convívio, encontro e de manifestação de agradecimento a todos quantos colaboram gratuitamente no templo mariano. O voluntariado é sinal profético do nosso tempo: quando tudo parece ter um preço e a gratuidade parece carecer de sentido, o voluntariado vem tornar presente uma outra lógica mais conforme à fé cristã, ao modo como Deus se relaciona connosco e como nos desafia a procedermos uns com os outros, disse Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.
O passeio-convívio teve como destino arouca, cidade onde os voluntários puderam visitar o Mosteiro de Santa Maria de arouca, o arouca Geopark e a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação. além disso, assistiram a um recital de órgão dinamizado por Sílvio Vicente, organista do Santuário de Fátima, e participaram numa Eucaristia animada pelo Coro do Santuário de Fátima e presidida por Carlos Cabecinhas. O programa do encontro contemplou ainda a atuação do grupo de Cantas e Cramóis de arouca e uma animação de concertinas que teve lugar no Parque de Merendas Vale de Raiz.
Voluntário há 18 anos, Cláudio Ribeiro, considera que esta iniciativa é algo de muito bom e importante para o convívio entre todos. Muitas vezes as pessoas, em momentos de maior aflição, visitam o Santuário e é nesses momentos que despertam para esta realidade que é o voluntariado. Eusou de Fátima e desconhecia muitas das coisas que acontecem no Santuário, e tomei consciência numa noite em que na procissão das velas me perguntaram se gostaria de levar o andor de Nossa Senhora, e nunca mais parei de servir os peregrinos, conta o voluntário.
Para José Nuno Silva, capelão e um dos membros da recenteComissão de Voluntariado, o passeio constitui ummomento muito festivo que conjuga o melhor da cultura e o melhor da natureza. além disso, o sacerdote destacou, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima, que a iniciativa tem a capacidade para se tornar no primeiro dia de um novo tempo de voluntariado.
Esperamos com este passeio solidificar os laços e suscitar maior interação e colaboração, que os voluntários do Santuário de Fátima sejam mais reconhecidos e melhor se reconheçam a si mesmos como dimensão fundamental do colo do mundo que Fátima é, e onde os voluntários têm um papel fundamental no acolhimento a todos os que vêm precisamente à procura de colo e vêm de todo o mundo, realçou José Silva, frisando que Fátima pelos seus voluntários é um colo do mundo.