Evento além-fronteiras conta com conferências, debates, painéis temáticos, música e visitas guiadas. Tudo para recordar a vida e obra de Manuel antunes, que se dedicou ao ensino e produção literária
Evento além-fronteiras conta com conferências, debates, painéis temáticos, música e visitas guiadas. Tudo para recordar a vida e obra de Manuel antunes, que se dedicou ao ensino e produção literáriaOs 100 anos do nascimento de Manuel antunes, sacerdote da Companhia de Jesus (Jesuítas), vão ser assinalados através de um congresso internacional.com o mote Repensar Portugal, a Europa e a globalização: 100 anos padre Manuel antunes, o evento vai realizar-se de 3 a 6 de novembro em três locais distintos: na Presidência da República e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e na Casa da Cultura da Sertã.
através desta iniciativa, os membros da comissão organizadora explicam em comunicado que pretendem contribuir para pensar o mundo, a vida e os anseios psicológicos, mentais e espirituais da humanidade nos nossos dias, desafiada pelo cuidado da natureza, pela necessidade de lidar com os progressos tecnoCírculo e pela emergência das sociedades digitais, nas quais a hiperinformação se tornou um capital decisivo.
O congresso internacional faz parte de um conjunto de iniciativas que visam assinalar o Centenário antunesiano, cujos objetivos passam por ajudar a refletir criticamente a cultura portuguesa, realçam os elementos da comissão organizadora. Os 100 anos do nascimento de Manuel antunes ficamainda assinalados com a criação de um website que reúne todas as informações sobre o congresso internacional, mas também sobre uma exposição itinerante, uma biografia ilustrada do sacerdote jesuíta, bem como leituras recomendas.
Natural da Sertã, Manuel antunes viveu entre 1918 e 1985, sendo considerado uma figura maior da cultura portuguesa e um dos mais notáveis pensadores do século XX em Portugal. O padre jesuíta deixou uma obra escrita considerável, tendo marcado, ao longo dos anos, milhares de alunos, enquanto lecionou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.