Iniciativa visa avaliar o efeito da reutilização de manuais escolares ao nível da aprendizagem e da consciência ambiental dos alunos
Iniciativa visa avaliar o efeito da reutilização de manuais escolares ao nível da aprendizagem e da consciência ambiental dos alunosUm estudo dedicado à reutilização de manuais escolares e ao seu impacto na aprendizagem escolar, no ambiente e no comportamento sustentável vai ser produzido pelo Programa Gulbenkian Sustentabilidade (PGS), em parceria com a Universidade de aveiro (Ua), por proposta da Book in loop, uma plataforma online criada em Coimbra, de compra e venda de manuais usados, do quinto ao 12. º ano, com desconto de 60 por cento.
Luís Lobo Xavier, diretor do PGS, da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), explica que a instituição vai apoiar um projeto que avaliará o impacto da reutilização de manuais escolares, contribuindo para a validação, disseminação e crescimento deste modelo de negócio. Esperamos que os resultados permitam também criar uma base científica que sirva de fundamentação aos modelos de economia circular já existentes e [que o estudo] contribua para o desenvolvimento de futuras iniciativas, disse em declarações à agência Lusa.
Em comunicado, os responsáveis pela empresa de reutilização de manuais escolares, referem que os trabalhos do estudo vão arrancar já no início do próximo ano letivo, nos estabelecimentos de ensino, e que as primeiras conclusões serão tiradas no final do primeiro período.
De acordo com os serviços de comunicação da Book in loop, o estudo tem quatro metas: verificar se a reutilização de manuais contribui para a consciência de sustentabilidade dos seus utilizadores; identificar os estímulos mais eficientes para a utilização e reutilização responsável dos livros; delinear características exigentes para a aceitação dos manuais; e averiguar se um manual utilizado pode colocar em causa a aprendizagem.
O nosso trabalho com a U a já garante, desde a primeira campanha em 2016, que o protocolo de seleção e restauro dos manuais usados que pomos em prática só aprova livros escolares que tenham a mesma qualidade pedagógica dos livros novos, refere João Bernardo Parreira, líder da Book in loop. O responsável explica que empresa que lidera, ao propor este estudo à FCG e à Ua, pretende ter uma avaliação externa, independente e exigente à sua missão e estabelecer alguns princípios gerais quanto ao funcionamento da economia circular.