a cerimónia de criação da nova paróquia será presidida pelo bispo do algarve. a nova comunidade conta com cerca de 4000 habitantes
a cerimónia de criação da nova paróquia será presidida pelo bispo do algarve. a nova comunidade conta com cerca de 4000 habitantesO vicariato de São Francisco de assis do Parchal, constituído a 7 de outubro de 2001 e desagregado da paróquia de Estômbar, vai ser ereto como paróquia passados quase 17 anos, durante uma Eucaristia que será presidida por Manuel Quintas, bispo do algarve, no próximo dia 15 de agosto. a celebração terá lugar na Igreja Paroquial de São Francisco de assis do Parchal, em Lagoa, a partir das 18h00.
Domingos da Silva Fernandes é há 29 anos pároco do vicariato daquela comunidade, uma povoação do concelho de Lagoa com quase quatro quilómetros quadrados de área e cerca de 4000 habitantes. Segundo o sacerdote, a comunidade encontrava-se completamente estruturada pastoralmente, tendo igreja há 28 anos e sendo todos os fiéis da região. a 19 de novembro do ano passado foi inaugurado o novo presbitério do templo. Os responsáveis pela paróquia construíram ainda uma sede para o agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, e adquiriram três apartamentos para o funcionamento das sessões de catequese.
Já funcionava praticamente como paróquia, explicou Domingos Fernandes, em declarações ao jornal diocesano Folha do Domingo. De acordo com o religioso, a última condição para a passagem a paróquia foi a construção do cemitério local, que começou a ser feito em 2007, e que entrou em funcionamento em fevereiro de 2017. apartir do dia 15 de agosto, a diocese do algarve será formada por 78 paróquias, três vicariatos e uma capelania.