Projeto de voluntariado no Santuário de Fátima está a levar à Cova da Iria jovens de diferentes pontos de Portugal, que se dedicam a apoiar os peregrinos e que pretendem «crescer» com os momentos de espiritualidade proporcionados no local
Projeto de voluntariado no Santuário de Fátima está a levar à Cova da Iria jovens de diferentes pontos de Portugal, que se dedicam a apoiar os peregrinos e que pretendem «crescer» com os momentos de espiritualidade proporcionados no localMaria Inês Lopes, alexandra Fernandes e Catarina atabão são três amigas de Lisboa, que se juntaram a outras jovens do país no Santuário de Fátima, para dedicarem alguns dias das suas férias a atividades voluntárias na Cova da Iria, no âmbito do projeto Sete. as três amigas lisboetas tinham objetivos comuns: servir os peregrinos, aprofundar a Mensagem de Fátima e construir uma relação com Deus.
Queria aproveitar as férias para dedicar mais tempo aos outros e a Deus, contou Inês de 16 anos, destacando o facto de poder interagir com os outros nesta iniciativa. É bastante interessante estarmos ao serviço, para ajudar os outros, e ao mesmo tempo aprofundarmos uma mensagem tão importante, como é a Mensagem de Fátima, que é muito difundida, mas pouco conhecida, demonstrou a adolescente, em declarações ao jornal Voz da Verdade.

Com o décimo ano de escolaridade concluído este verão, na área de Ciências e Tecnologias, Inês pretende seguir Medicina. até lá, o objetivo passa já por ajudar os mais próximos fora do contexto hospitalar. Quero apenas conseguir servir o máximo que puder e ajudar os outros. E, principalmente, aproveitar este tempo para discernir claramente o que fazer e qual será a melhor maneira de conseguir pôr em prática, e levar aos outros, este amor que Deus tem por nós, explicou Inês, dando conta daquilo que recebe da interação com os outros. as pessoas sentem-se bastante acarinhadas e é muito bom nós conseguirmos contribuir para o percurso de um peregrino, quer espiritualmente, quer no que eles precisem, realçou, destacando o facto de o programa do projeto Sete atribuir aos jovens voluntários liberdade, tempo e ferramentas.

alexandra Fernandes concluiu agora o primeiro ano da licenciatura no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e decidiu também aproveitar a pausa letiva para se dedicar ao voluntariado missionário. Para a jovem de ascendência goesa, o projeto Sete foi muito bom e agradável. as pessoas do grupo são fantásticas e o facto de o projeto ter também a componente da espiritualidade ajuda-nos a crescer, realçou a estudante de 18 anos.
Catarina atabão estuda Design de Moda na Faculdade de arquitetura da Universidade de Lisboa, e aos 19 anos optou por fazer uma experiência de voluntariado em Fátima, da qual afirma que se sentiu marcada pela formação, que é muito importante, e também pelo acolhimento. apesar de estarmos em trabalho de voluntariado, a organização preza muito que estejamos bem, para que tenhamos um momento de deserto, para que tenhamos retiro e uma tarde livre, de meditação, contou.com início no passado dia 9 de julho, o projeto Sete decorre na Cova da Iria sob o tema Imersão de voluntariado jovem no Santuário de Fátima, até ao próximo dia 2 de setembro. as inscrições decorrem online.