a vida, o trabalho, a experiência e os conhecimentos dos avós foram exaltados no Santuário de Fátima, no dia que lhes é especialmente dedicado
a vida, o trabalho, a experiência e os conhecimentos dos avós foram exaltados no Santuário de Fátima, no dia que lhes é especialmente dedicado a experiência de vida dos mais velhos tem um grande impacto sobre os mais novos, demonstrou João Marcos, bispo na diocese de Beja, que presidiu à Eucaristia que assinala o Dia dos avós no Santuário de Fátima. Hoje celebramos os avós. Penso que as pessoas que passaram uma vida a trabalhar, criando os filhos, têm uma sabedoria que se vai acumulando. Muitos de vós sois avós e os avós têm uma influência grande na educação dos netos, referiu o prelado na manhã desta quinta-feira, 26 de julho.
O Evangelho proclamado neste dia levou o bispo de Beja a alertar os fiéis para a importância de olhar para além daquilo que é palpável. Hoje temos abundância de bens materiais, internet, muitas imagens, televisão, entretenimentos e parece que já não precisamos de Deus como antigamente, quando eramos pobres, por isso, o desafio é sermos capazes de nos adaptar à realidade presente sem perdermos a nossa fé, a nossa esperança e sentido de caridade, que são os pilares da nossa fé, aconselhou João Marcos.
após a homilia foi pronunciada a oração de consagração dos avós, conforme destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. além dos mais idosos, a celebração contou com a presença dos participantes da Semana Nacional de Liturgia, que se encontra a decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI, na Cova da Iria.