O encontro vai contar com as intervenções do Ministro dos Negócios Estrangeiros, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação
O encontro vai contar com as intervenções do Ministro dos Negócios Estrangeiros, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação a nova linha de ajuda humanitária vai ser anunciada esta quarta-feira, 25 de julho, no decorrer da 11a reunião plenária do Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento (FCD), que terá lugar no auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa, entre as 15h00 e as 17h30. O espaço que acolhe e promove esta iniciativa é tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e tem a missão de executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

O encontro será também uma ocasião para dar conhecimento da estratégia de educação para o desenvolvimento e respetivo plano de ação, e para a apresentação do ponto de situação dos Programas Estratégicos de Cooperação (PEC) com angola e Timor-Leste. através desta reunião, os seus promotores pretendem favorecer a promoção de maior coerência, eficácia e eficiência das políticas na área do desenvolvimento.
a relevância deste Fórum é evidente à luz dos novos desafios do desenvolvimento e da evolução da arquitetura global da cooperação, onde se exige a promoção de sinergias e formas de complementaridade entre as ações dos atores públicos e privados, e dos atores privados entre si, contribuindo para a eficácia e coerência global da cooperação portuguesa, explicam os serviços de comunicação do instituto Camões.
a reunião será presidida por Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. a sessão de encerramento estará a cargo de augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros. No final, será assinado o Protocolo e o acordo Quadro entre o Camões I. P. e a Plataforma Portuguesa das ONGD, destacam os organizadores. O encontro deverá contar com a participação de responsáveis por cerca de 40 organizações parceiras da Cooperação Portuguesa.