Este verão, milhares de crianças e jovens portugueses vão envolver-se em eventos internacionais, jogos e atividades de descoberta, devido à ação do movimento escutista
Este verão, milhares de crianças e jovens portugueses vão envolver-se em eventos internacionais, jogos e atividades de descoberta, devido à ação do movimento escutistaO evento internacional RoverWay 18, que reúne jovens Caminheiros e Companheiros, com idades entre os 18 e 22 anos, está a decorrer na Holanda, com a participação de cerca de 700 portugueses, o maior contingente de sempre nacional, e o quinto maior que participa nesta iniciativa, indicam os serviços de comunicação do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

De 23 de julho e 2 de agosto, o RoverWay envolve os mais novos numa atividade de descoberta, em missão comunitária e de voluntariado, no campo escutista de Zeewolde. Nos primeiros cinco dias do evento, os escuteiros portugueses, do CNE e da associação de Escoteiros de Portugal (aEP), inserem-se em pequenos grupos para realizarem as suas caminhadas e serviços voluntários por direções que envolvem a Bélgica, França, Luxemburgo e alemanha, em direção à Holanda.

RoverWay à parte, de 24 de julho a 10 de agosto vão decorrer seis acampamentos regionais (acareg) nas dioceses de Beja, Bragança-Miranda, Coimbra, Leiria-Fátima,Lisboae Porto, com a presença de milhares de escuteiros. as iniciativas vão envolver crianças, jovens e adultos em jogos e descobertas, atividades pedagógicas e interação com as comunidades, com um claro enfoque sobre a necessidade da proteção da floresta e auxílio na sua reflorestação. Tendo os mares como referência, os escuteiros marítimos vão organizar uma atividade nacional, de 29 de julho a 3 de agosto, na Base Naval do alfeite, na diocese de Setúbal.

Os responsáveis pelo CNE salientam que as iniciativas vão chegar ao fim com chave de ouro, com a realização do quinto Rover açoriano, de 16 a 21 de agosto, na ilha das Flores, onde vão marcar presença membros de agrupamentos da região autónoma, de Portugal continental e de outros Estados.