Presidente da República destacou as «notáveis qualidades» e a «personalidade de exceção» de Nuno GonçAlves, reitor de instituição especializada em ciências teológicas e filosóficas
Presidente da República destacou as «notáveis qualidades» e a «personalidade de exceção» de Nuno GonçAlves, reitor de instituição especializada em ciências teológicas e filosóficasMarcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, distinguiu Nuno GonçAlves, sacerdote jesuíta e reitor da Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma (Itália), como Grande Oficial da Ordem de Santiago de Espada, condecoração destinada a destacar o mérito literário, científico e artístico. a sessão condecorativa teve lugar no Palácio de Belém, em Lisboa, esta segunda-feira, 23 de julho.

Na sua intervenção, o Chefe de Estado português enalteceu as notáveis qualidades de Nuno GonçAlves, das humanas às académicas, e realçou a sua personalidade de exceção, escondida por detrás de uma discretíssima reserva. além disso, Marcelo fez questão de frisar o quão prestigiante é para Portugal a atual missão do reitor da Universidade Pontifícia Gregoriana, pelo que esta significa, e pelo peso acrescido na Cúria Romana.

O Presidente da República aproveitou ainda a ocasião para destacar o contributo da Companhia de Jesus na história de Portugal, nunca exaurido e também, neste instante, presente. Marcelo encerrou o seu discurso com uma saudação aos familiares e amigos do homenageado, também presentes na cerimónia.

Nascido em Lisboa em 1958, Nuno GonçAlves é doutor em História da Igreja, tendo publicado diversos estudos sobre a história missionária portuguesa e da Companhia de Jesus. após a nomeação do Papa Francisco, o religioso assumiu, em setembro de 2016, a reitoria da Universidade Gregoriana, uma instituição da Igreja Católica especializada em ciências teológicas e filosóficas, sediada em Roma.