Vinte e duas pessoas decidiram deixar o seu trabalho e nove pediram uma licença sem vencimento para se dedicarem ao voluntariado em países em desenvolvimento
Vinte e duas pessoas decidiram deixar o seu trabalho e nove pediram uma licença sem vencimento para se dedicarem ao voluntariado em países em desenvolvimentoSão 1. 028 os portugueses a realizar voluntariado missionário em 2018: 421 jovens e adultos em países em desenvolvimento e 607 em Portugal, um número global mais baixo do que em período homólogo, verificando-se, no entanto, um aumento no número de voluntários que parte para missões fora da Europa, mostram dados estatísticos da Rede de Voluntariado Missionário, coordenada pela Fundação Fé e Cooperação (FEC).

Cabo Verde vai acolher 117 voluntários, São Tomé e Príncipe recebe 76, Moçambique 67, angola 54, Guiné-Bissau 40, Portugal 17, Brasil 14, Tanzânia 11, Timor Leste nove, Costa do Marfim cinco, Grécia cinco e a argentina acolhe dois. a República Centro africana, a Etiópia e Zâmbia recebem um voluntário cada para projetos de curta e longa duração.

De acordo com a FEC, a grande novidade deste ano é a missão de longa duração em solo nacional, organizada pelos Leigos para o Desenvolvimento, que terá lugar na Caparica e Pragal, no concelho de almada. as missões de curta duração conquistam 318 pessoas, e as de longa duração 27 pessoas. No total, 76 por cento são mulheres e 24 por cento homens, informa a FEC.

a maioria dos voluntários tem idades compreendidas entre 18 e 30 anos. Entre os 421 voluntários que partem para fora, 87 deles vão repetir a experiência, representando 21 por cento do universo das partidas.com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, 22 portugueses decidiram deixar o seu emprego e nove pediram uma licença sem vencimento para países em desenvolvimento. Por sua vez, um total de onze desempregados quiseram dedicar-se ao voluntariado missionário, representando um total de três por cento no universo do número de partidas.