O evento internacional conta com uma instalação de reciclagem interativa, apelos à redução da produção de lixo, instruções para fazer detergentes e uma conferência sobre a diminuição do uso do plástico
O evento internacional conta com uma instalação de reciclagem interativa, apelos à redução da produção de lixo, instruções para fazer detergentes e uma conferência sobre a diminuição do uso do plásticoEquipamentos de reciclagem interativa em pequena escala, que permitem transformar plástico em novos objetos através da tecnologia de impressão 3D dão forma a uma instalação Plastic0circular, que poderá ser vista junto à área Eco Tech Hub da 12a edição do Boom Festival, que vai realizar-se em Idanha-a-Nova de 22 a 29 de julho.
Cofinanciada pela associação IdanhaCulta, a instalação foi elaborada com o propósito de sensibilizar o público para a reutilização de materiais, para a revisão dos hábitos de consumo e para alertar para a utilização excessiva de plástico. a mostra tem passado por várias escolas do país e por eventos ligados à sustentabilidade ambiental, tendo chegado a cerca de 25. 000 pessoas.
O Boom Festival vai ser a nossa maior montra, já que é uma plateia muito maior, com outro nível de consciencialização ambiental. acreditamos que será um projetor de alta consciência, considera ana Salcedo, da associação Zero Waste Lab, que promove uma sociedade com zero desperdício, e que dinamizará no evento uma conferência sobre a redução do uso do plástico. a palestra está agendada para o dia 23 de julho, e terá lugar no Liminal Village, a partir das 13h30. Caberá depois a ana Milhazes, embaixadora do movimento LixoZeroPortugal, orientar um workshop na área Sacred Fire, onde dará instruções sobre formas de fazer detergentes, como champôs ou sabonetes.

Para o evento, a associação de Idanha-a-Nova reuniu ainda uma equipa de Eco Guardians, formada por 18 voluntários de 11 nacionalidades, que estará disponível para ajudar os cidadãos a assumirem a responsabilidade e a comprometerem-se a dar passos mais profundos em direção a um estilo de vida de lixo zero, tornando-se ativas e ativistas nas suas esferas de influência, explica ana Salcedo.
além disso, os voluntários irão colecionar histórias e inspiração de tantos outros que são fundamentais para a associação, de forma a nos conectarmos e fortalecermos a rede de ativismo internacional. E, claro, contribuirão para que os “boomers” tenham comportamentos de limpeza e de separação dos lixos adequados, informa a responsável.
À entrada no festival, cada participante receberá um welcome kit com um sabonete biodegradável, dois sacos para separação dos resíduos e um cinzeiro portátil.com o composto resultante dos resíduos orgânicos e dos utensílios biodegradáveis, a organização do festival poderá fertilizar terrenos onde se pretendam plantar árvores na região de Castelo Branco.
Distinguido em 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016 com o Outstanding Greener Festival award, o prémio mundial mais importante de eventos sustentáveis atribuído por a Greener Festival, o Boom Festival é, desde 2010, a convite da United Nations Environment Programme UNEP, membro da iniciativa United Nations Music & Environment Stakeholder. O Boom Festival é um evento bienal de cultura independente e sustentável que, desde 1997, tem lugar durante lua cheia de julho ou agosto, constituindo-se como uma referência internacional.