O centenário do líder sul-africano e ativista anti-aparheid vai levar à capital portuguesa Ximenes Belo e o autor do livro «Invictus»
O centenário do líder sul-africano e ativista anti-aparheid vai levar à capital portuguesa Ximenes Belo e o autor do livro «Invictus»Os 100 anos do nascimento de Nelson Mandela vão ser celebrados em Lisboa com música, cinema e atos simbólicos na próxima terça-feira, 17 de julho. a alta de Lisboa acolherá pelas 12h00 a inauguração da Rotunda Nelson Mandela. O momento contará com a intervenção de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Mais tarde, pelas 14h30, o Teatro Thalia receberá a conferência Mandela e eu. após a sessão de abertura, a cargo de Fernando Medina, intervirão Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, John Carlin, jornalista e autor do livro Invictus, John Volmink, presidente da Ubuntu Global Network, e Nuno Delgado, antigo campeão olímpico de judo, distinguido por projetos de responsabilidade social.
ao final do dia, a Praça do Município acolherá dois momentos distintos, com entrada livre, a partir das 21h15. Em primeiro lugar vai decorrer um espetáculo dinamizado pelos membros do grupo coral Gospel Collective, com a participação especial do músico Kalaf. Seguir-se-á a exibição do filme Invictus, de Clint Eastwood, em ecrã gigante.
a iniciativa é o resultado de uma parceria entre responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa e da academia de Líderes Ubuntu, do Instituto Padre antónio Vieira. Em Lisboa, as celebrações decorrem na véspera do Dia Internacional Nelson Mandela, decretado pelas Nações Unidas e assinalado anualmente a 18 de julho, dia do nascimento do antigo presidente da África do Sul.