Internautas são convidados a fotografar casos de «reutilização virtuosa» de antigas igrejas, e a publicar esses registos nas redes sociais com a hastag #nolongerchurches
Internautas são convidados a fotografar casos de «reutilização virtuosa» de antigas igrejas, e a publicar esses registos nas redes sociais com a hastag #nolongerchurchesO destino a dar às igrejas que deixam de estar destinadas ao culto nas comunidades católicas é uma circunstância que está na origem de um congresso internacional, que vai realizar-se no Vaticano, dias 29 e 30 de novembro. O congresso está a ser preparado por membros da Conferência Episcopal Italiana e da Universidade Pontifícia Gregoriana, que realçam que a diminuição das comunidades cristãs, o abandono da prática religiosa e a escassez do clero tem provocado o fecho e o abandono de igrejas e outros locais de culto.
Nesta linha, os promotores do congresso apresentarão casos de venda de igrejas e a sua transformação em casas, lojas ou spas. Para alargar o debate sobre esta temática, os promotores da iniciativa lançaram um concurso fotográfico, convidando os internautas a registar casos de reutilização virtuosa de antigas igrejas, e a publicá-los nas redes sociais com o marcador #nolongerchurches.
Em declarações à comunicação social a propósito deste encontro, Gianfranco Ravasi, cardeal e presidente do Conselho Pontifício da Cultura, sublinhou que os critérios para as novas utilizações de antigas igrejas devem permitir que no templo permaneça sempre algum valor de símbolo espiritual, cultural, social, no seio da comunidade.
O programa prevê a discussão e aprovação de diretrizes para desafetação ao culto e reutilização de locais de culto. O congresso contará com a presença de delegados de Conferências Episcopais da Europa, américa do Norte e Oceânia. Entre outros vão intervir Nuno da Silva GonçAlves, sacerdote jesuíta português e reitor da Universidade Pontifícia Gregoriana, o cardeal Gianfranco Ravasi, e também Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.