as principais celebrações serão presididas pelo bispo auxiliar do Porto. Entre os fiéis vão estar cristãos provenientes do Gabão e das Filipinas
as principais celebrações serão presididas pelo bispo auxiliar do Porto. Entre os fiéis vão estar cristãos provenientes do Gabão e das Filipinas a Peregrinação Internacional aniversária ao Santuário de Fátima dos dias 12 e 13 de julho vai voltar a envolver os fiéis em diversos momentos de oração e reflexão. Entre esta quinta-feira e o dia seguinte, a jornada mariana conta com momentos dedicados à recitação do terço, à bênção dos doentes e à celebração de missas em seis línguas além do português: alemão, inglês, francês, espanhol, italiano e polaco.
São aguardados com expetativa pelos peregrinos, as procissões do silêncio, das velas e do adeus, bem como a Missa da vigília de oração e a Eucaristia internacional no recinto de oração. Idêntica emotividade nos fiéis causa a via-sacra aos Valinhos, que partirá da Capelinha das aparições, terminando com missa, na Capela de Santo Estêvão, localizada no Calvário Húngaro.
Da peregrinação ao Santuário de Fátima fazem ainda parte a celebração de uma Missa com a participação dos doentes, a procissão e a adoração eucarísticas, a saudação a Nossa Senhora e uma adoração comunitária. Os diversos momentos que dão forma a esta jornada vão contar com a participação de 41 grupos de peregrinos, que se fizeram anunciar aos serviços do Santuário. Entre eles estão fiéis provenientes da argentina, Bélgica, Brasil, alemanha, Espanha, França, Gabão, Reino Unido, Hungria, Israel, Itália, Estados Unidos da américa, Malta, Filipinas, Polónia e Eslováquia.
as principais celebrações da jornada mariana serão presididas por antónio azevedo, bispo auxiliar do Porto, e atual docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, cargo que ocupa em consonância com outras funções, conforme destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.