O novo ano pastoral marca o início de uma nova escola que tem em vista a formação de agentes capazes de orientar o trabalho pastoral
O novo ano pastoral marca o início de uma nova escola que tem em vista a formação de agentes capazes de orientar o trabalho pastoralarranca no próximo ano pastoral em aveiro uma escola de leigos. a nova valência terá em vista a formação de líderes paroquiais ou de movimentos. após a conclusão da formação, os participantes deverão ser capazes de desempenhar atividades pastorais e aprofundar os elementos fundamentais da fé cristã, explicou antónio Moiteiro, bispo na diocese de aveiro.
Com o nome Centro de formação Dom antónio Marcelino, a nova escola de leigos deve o nome àquele que foi bispo de aveiro de 20 de janeiro de 1988 a 21 de setembro de 2006, tendo falecido a 9 de outubro de 2013, aos 83 anos de idade.
O anúncio da nova estrutura foi feito pelo prelado diocesano durante uma celebração em que presidiu à ordenação de três diáconos que têm em vista o sacerdócio. No decorrer da cerimónia, que teve lugar na Sé de aveiro, no último domingo, 8 de julho, antónio Moiteiro pediu uma cultura vocacional em todas as comunidades católicas e agradeceu às famílias dos novos diáconos e aos seus formadores no seminário. Dirigindo-se aos diáconos, o bispo de aveiro assegurou-lhes: Não estais sozinhos.